Family Alive

Hoje na rúbrica boas práticas apresento-vos o projeto Family Alive. É um projeto muito interessante que une a família através da atividade física. Convido-vos a ler e a saber mais. Já pensaram que atividade irão fazer hoje em família?

O Family Alive é um projeto de empreendedorismo científico que tem como propósito inspirar e guiar famílias a atingirem o seu verdadeiro potencial, para aproveitarem a sua vida familiar ao máximo, através da prática de atividade física em família. Alicerçados nos valores do desporto, treinamos as famílias como equipas, que superam a sua condição física e vivência familiar.

 

Como tudo começou 

Chamo-me Susana Garradas, sou licenciada em Motricidade Humana, ramo Educação Física e Desporto e doutorada em Ecologia Humana, tese: O papel da Motricidade Humana na promoção da saúde, resiliência e coesão familiar. A minha experiência profissional de quase 20 anos a trabalhar na área do exercício físico e saúde e a minha vivência enquanto mãe e perante a dificuldade de conciliação da vida profissional com a familiar, levaram-me a descobrir que, a atividade física realizada em família, além de promover a saúde e o divertimento, fomenta vínculos, melhora a comunicação e o bem-estar familiar. Neste momento, estou a desenvolver um projeto de pós-doutoramento: Famílias Ativas - empreendendo saúde, resiliência e coesão familiar que consiste na aplicação prática do conhecimento adquirido, numa fase inicial, a famílias com membros com depressão, pretendendo incluir também as doenças reumáticas e o autismo.

 

Como surgiu esta ideia

Diversos fatores socioeconómicos dão origem a uma diminuição da atividade física. 

Estima-se que 50% da população da União Europeia (UE) tenha excesso de peso devido a uma dieta não saudável e sedentarismo, que faz aumentar a incidência e prevalência de doenças crónicas (cardiovasculares, músculo esqueléticas, psicológicas, diabetes tipo 2, cancro) e consequente ameaça para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Os estilos de vida atuais têm repercussões a nível da saúde e também refletem alterações no modelo de vivência familiar. As famílias têm que lidar com a falta de tempo, a competitividade e o teletrabalho, o stresse diário e os perigos que possam estar associados com a criminalidade, que evitam que os mais jovens estejam fora de casa sem supervisão e actualmente com o confinamento. Tudo isso contribui para que hajam menos oportunidade para a prática de atividade física.

Neste sentido, a família apresenta um contexto importante para aumentar os níveis de atividade física dos pais e filhos com ganhos na saúde e bem-estar familiar .

 

O que pretendo

Neste tempo de confinamento, estamos perante o maior desafio para fortalecer a saúde física e

mental . Tendo em conta que a família é a célula núcleo da sociedade, apelo a todas as mães, pais e chefes de família que, em primeira instância, garantam a vossa segurança! Sugiro que se coloquem na postura de treinador e definam as melhores estratégias, técnicas e táticas para elevarem ao máximo o potencial da vossa equipa (a vossa família). Vistam todos a camisola e dêem o vosso melhor! Aproveitem o que têm hoje: o corpo, o movimento, a energia, o sorriso...(saltar à corda, jogar à macaca, jogar às escondidas, correr sem sair do lugar, concurso de abdominais/flexões, dançar, limpar a casa na desportiva...).

A pandemia lembra-nos da responsabilidade de garantirmos em primeira instância o essencial: a nossa saúde, o bem-estar da nossa família! Sinto que manter hábitos de vida saudável e em família poderá ser uma aprendizagem fundamental a reter.

No site www.familyalive.eu, podem descarregar gratuitamente um Guia de Atividade Física em Família, que funciona com um livro de receitas. Os ingredientes são os membros da nossa família disponíveis. A partir do “ingrediente” mais novo, são apresentadas várias sugestões para incluir numa atividade a mãe, o pai, irmãos, avós... Pretende-se que experimentem e que sejam criativos!

 

O meu propósito é inspirar e guiar famílias a atingirem o seu verdadeiro potencial, para aproveitarem a sua vida familiar ao máximo, através da prática de atividade física em família. Também faço sessões online para quem estiver interessado. Para mais informações contacte-me susanamartinsgarradas@gmail.com ou através do 00351964 18 88 77.

Saiba mais em www.familyalive.eu

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe