Quem é quem?


Olá a todos, o meu nome é Catarina Andrade.

Sou, desde que me conheço, apaixonada por educação. Sempre adorei interagir com crianças e aos 15 anos, nos meus tempos livres, ia ajudar uma amiga num colégio, aos 17 anos comecei a dar aulas de informática e a ser monitora de campos de férias. Adorava ensinar e não me cansava de fazer formações para aprimorar os meus conhecimentos e desempenho. Em 2006 licenciei-me em educação física e resolvi fazer o mestrado em gestão do desporto. Trabalhei alguns anos em Portugal como professora e como formadora.

A minha « hiper-actividade » nunca me permitiu estar parada, criei inúmeros projetos em Portugal e foi com uma enorme motivação que em 2010 saí de Portugal para o Luxemburgo (para acompanhar o meu marido).

 

Trabalhar na área educativa no Luxemburgo

Tinha um enorme desejo de continuar a trabalhar na área da educação. Embora o percurso não tenha sido fácil, a minha determinação e vontade de me superar permitiram-me abrir um pequeno ginásio familiar.

Em 2015 fiz uma pós-graduação em ensino e aprendizagem e voltei a ter um contrato numa escola.

A experiência fez-me perceber que tudo continuava igual e que pouco tinha mudado desde a minha infância, as escolas não acompanhavam suficientemente a evolução da sociedade. Seria necessário fazer alguma coisa mais.

 

Ser mãe no século XXI

Algum tempo depois fui mãe pela primeira vez e fomos visitar uma creche, devo dizer que fiquei chocada pela forma como me apresentaram a pedagogia Montessori (que embora já tenha um século está muito em voga agora) e os meus pensamentos começaram a centrar-se em “que sociedade andamos a criar para os nossos filhos?”

Por ter gostado da estrutura mas estar assustadíssima com o que me “venderam” resolvi que iria fazer uma formação Montessori de um ano e depois de ler os conteúdos senti que “tinha de mudar de vida”, tinha a responsabilidade de transportar um bocadinho mais do que “o meu grão de areia” e tinha de passar os meus conhecimentos de educação a muitas mais pessoas.

 

Formar pessoal educativo

Nas escolas nada mudava e as pedagogias educativas da moda não andavam a ser apresentadas da melhor forma, Montessori estava a ser "vendida" como uma educação sem regras, tinha de fazer mais do que transmitir conhecimento aos grupos de crianças que me eram atribuídos. Resolvi então que após a licença de maternidade iria voltar a dar formação a quem trabalha diretamente no terreno com as crianças.

Inicialmente fiquei renitente, o trabalho com adultos não é o mesmo que com crianças mas o ensino é realmente a minha paixão e a formação enquadra-se perfeitamente.

O meu público alvo passou a ser: educadores, professores e pessoas que queriam entrar no mercado de trabalho nessa área.

Neste percurso apercebi-me, também através dos feedbacks dos participantes das minhas formações, que os meus conhecimentos eram mais valiosos do que eu inicialmente pensava e que o trabalho que tenho feito com os meus filhos era muitas vezes elogiado (mesmo que muitas vezes através da premissa, « tens muita sorte que os teus filhos são fáceis »).

Alguns participantes das minhas formações chegaram a dizer-me que devia criar formações para pais e que tinham pena de não ter feito formações comigo mais cedo, quando tinham filhos pequenos, porque a perspetiva que tinham da educação era agora muito mais clara.

 

Integração no mundo digital

Por causa da pandemia comecei a dar formação on-line e apercebi-me que podia chegar mais longe, não só a nível geográfico como também passar o meu conhecimento e experiência a outras pessoas. Resolvi então iniciar um Mestrado de Educação digital com o objetivo de promover as minhas competências e consequentemente aprimorar as minhas formações e os conteúdos das mesmas.

Numa das disciplinas do curso fui convidada a fazer um blog e percebi que talvez fosse a maneira de conseguir partilhar os meus conhecimentos e ideias com pais e educadores/ professores de uma forma mais simples.

Como trabalho em francês e inglês pareceu-me importante dar um contributo na minha língua materna, o português, com o intuito de chegar a todos os países lusófonos.

 

2021 um ano de mudança

Será para mim um ano de mudança pessoal e profissional, como possivelmente para muitos de vós.

Vou adorar saber as vossas experiências e o que acham das minhas reflexões. Não se cansem de partilhar e de ganhar gosto em educar! Não existe uma só solução e todos os dias há desafios diferentes. Tenhamos a capacidade e sensibilidade para fazer sempre as melhores escolhas, pelos nossos filhos e por uma sociedade melhor. Juntos somos mais fortes!

Comentários

  1. É um projeto espetacular. Parabéns e desejos das maiores felicidades. Espero que corra tudo bem porque tu mereces. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Força Catarina! =) Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Catarina estava a ler-te e a recordar a primeira educadora da minhas filhotas mais crescidas e sempre que falo dela (a Alexandra) agradeço. Devo a ela o que sou hoje enquanto mãe e ser humano. Na minha geração as crianças não tinham a "importância " que têm hoje, não podendo aprender e imitar por comparação são precisas pessoas como tu com o conhecimento e a missão de inspirar os outros pais a maximizarem o seu potencial (passa tão rápido está viagem). 🤞🌻🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana pela tua mensagem! Todos nós nos sentimos inspirados por pessoas que se vão cruzando connosco e é fantástico quando essas pessoas tem a sorte de lidar com crianças. O nosso mundo fica mais rico e a nossa sociedade só pode agradecer. A minha missão enquanto mãe, professora, formadora e "Catarina" é ajudar a criar uma sociedade melhor para as próximas gerações. Obrigada a todos os que me ajudam e apoiam nesta missão.

      Eliminar
  5. Catarina que projeto tão bom!! Só agora é que tive tempo de ler tudo, adoro esta sua faceta de estar sempre à procura de mais e melhor! Força! Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ticky :)
      Continuo arduamente a tentar cumprir a minha missão de criar uma sociedade melhor para os meus filhos e para os filhos dos outros!
      Um enorme beijinho

      Eliminar
  6. Catarina, desconheço o projeto, mas pelo que li, partilhamos do mesmo propósito, educar pelo exemplo e inspirar para um mundo mais saudável, justo e equitativo.
    Educar no seculo XXI é um desafio, mas o envolvimento de tod@s torna possível.
    É urgente mudar o paradigma e, sem dúvida, começa na educação.
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe