Agasalha demais as crianças? Deixe-me contar-lhe um segredo

Quando os bebés nascem dizem-nos nos hospitais que devemos ter cuidado e agasalhar bem os bebés. Sempre tive alguma dificuldade em perceber a quantidade de roupa que devia vestir aos meus filhos nas diferentes estações do ano.

Quando estava grávida do meu primeiro filho uns amigos deram-nos uma data de coisas que achavam imprescindíveis e no kit vinha um medidor de temperatura para medir a temperatura do quarto.

Devo dizer que está no ginásio onde dou treinos porque considero que é mais importante por lá. A nossa sensação térmica não é necessariamente a das outras pessoas e assim tenho a certeza de que a temperatura está adequada.

 

Roupa das crianças

Cá em casa tento por observação perceber como estão as crianças relativamente à temperatura corporal. A zona do pescoço e as extremidades (mãos e pés) permitem, especialmente com os bebés perceber a temperatura corporal. Se estiverem mais frescos acabam por ter mais vontade de se mexerem do que se estiverem em sobreaquecimento. Claro que por observação vou colocando ou retirando roupa mas por norma coloco uma T-shirt e uma camisola de algodão fina independentemente de estarem 12 graus ou -2. A espessura do casaco que visto por cima para o exterior já depende verdadeiramente da temperatura mas no interior não costumo agasalhá-los muito.

 

Crianças demasiado agasalhadas

Pessoalmente prefiro pecar por defeito do que por excesso quando se trata de roupa enviada para a creche. Quando estão nas creches, mesmo nas escolas, as crianças ficam com a roupa que são deixadas, é muito raro que sejam colocadas ou retiradas roupas. Os educadores/professores tem inúmeras tarefas e a não ser que as crianças peçam ninguém lhes tirará a roupa. Normalmente há aquecimentos e não está verdadeiramente frio pelo que opto pela mesma fórmula que apresentei anteriormente.

 

Vais bem agasalhad@ porque estás adoentad@

Quando dei aulas na primária tentava “perder” dois minutos a perguntar às crianças se não queriam tirar as camisolas para poderem correr melhor e com mais energia, para não ficarem incomodados com o suor. Havia quem concedesse mas havia muitas crianças que me diziam que os pais/avós não deixavam porque eles estavam constipados/ adoentados. Sempre fiquei surpreendida com essa resposta e questionava-me se era mesmo real. As crianças estavam “adoentadas”, iam com uma camisola de lã, corriam e ficavam todos suados, não tiravam as camisolas, ficavam com as costas húmidas e resfriavam. Será que iriam ficar melhor por não tirarem a camisola?

 

Como continuo a observar esse fenómeno atualmente achei que era um tema interessante para escrever. As crianças tem "sede" de se mexer, se estão demasiado quentes não tem tanta vontade mas vão-se mexer na mesma e vão suar muito mais o que provavelmente originará uma bela constipação no dia seguinte.

É importante mais uma vez dar-lhes autonomia mas também é fundamental deixar as crianças mexerem-se à vontade com roupa confortável e que não seja demasiado quente.

Como se sente quando está com calor? Tem vontade de se mexer?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe