Conhecem a Lúcia Garcia e o Projeto Salpicos?

Hoje apresento-vos a Lúcia Garcia e o apaixonante projeto Salpicos. Podem e devem acompanhá-la no facebook e no instangram, há salpicos para todos os gostos: salpicos psicomotores, salpicos fotográficos, salpicos animados e salpicos meditativos.

Obrigada Lúcia por transmitires essa paixão pelo movimento às crianças, aos pais e aos educadores. Que o teu projeto continue a ser um sucesso.

 


Quem é a Lúcia Garcia?
Sou a Lúcia que adora brincar com crianças e ser uma criança sempre que consegue (e consegue muitas vezes). Licenciei-me em Reabilitação Psicomotora e sou encantada pelo mundo infantil e com vontade de enriquecer a minha prática e poder corresponder às necessidades das crianças com quem trabalho. Nesse sentido, complementei a minha formação e tornei-me instrutora internacional de massagem infantil e instrutora de meditação para crianças. Acredito que se proporcionarmos alegria às crianças, em casa e na escola e se potenciarmos a conexão e o amor, promovendo uma aprendizagem ativa e dinâmica, contribuímos para um desenvolvimento infantil mais harmonioso. E as crianças, as famílias e as escolas serão ainda mais felizes. 

O que é para a Lúcia o amor em movimento?
Para mim, o amor é movimento...

É a autenticidade e a alegria das crianças quando estão a brincar.
É ver, ouvir e falar com o coração.
É a sintonia de olhares e de afetos.
É o toque, é a relação. 
É a conexão que se estabelece com cada criança, com cada família. 

Para mim, das competências que mais devemos ter e que vai muito para além da formação académica que tiramos, é observarmos, escutarmos e irmos de encontro às crianças e entendê-las, para conseguirmos que se sintam seguras e motivadas para demonstrarem o seu potencial e explorarem as suas capacidades, com o seu corpo em movimento, nas atividades a realizar. 
Defendo um equilíbrio feliz entre a estrutura e a liberdade para que cada criança possa explorar, descobrir e expressar a sua individualidade.
E o amor em movimento acontece, porque tudo é preparado e concretizado com e em amor. 

Quando surge a Salpicos?
A Salpicos começou a ser desenhada e projectada com amor no ano de 2014 e nasceu em Março de 2016. Surgiu com a finalidade promover a sensibilização para a sintonia afetiva nos ambientes educativos: escolas e famílias, através de atividades dinâmicas e lúdicas, que conectam positivamente crianças e adultos.

O amor em movimento da Salpicos começa muito antes do contacto directo com as crianças: em toda a preparação e organização das atividades lúdicas e dinâmicas que são feitas. Em todas as atividades que são proporcionadas, é com grande dedicação e entusiasmo que se leva o amor às crianças e aos adultos, expressando-se com o nosso corpo em movimento.
 

Qual é o método de aprendizagem da Salpicos?
A Salpicos desenvolve um método de aprendizagem ativa e divertida, com materiais específicos e diversificados, onde os bebés e crianças, através de experiências de movimento e de descontração são transportados para um espaço seguro em conhecimento corporal e de autoconfiança. Nas aulas de estimulação psicomotora - Salpicos Psicomotores e nas aulas de meditação e relaxamento - Salpicos Meditativos. Promovemos a capacidade de ligação e de amor entre as crianças e as equipas pedagógicas. Com a Salpicos, aprender é divertido!
 

Como se reinventou a Salpicos ao confinamento?
Desde o primeiro confinamento, a Salpicos reinventou-se e criou as aulas virtuais de estimulação psicomotora para crianças a partir dos 6 meses de idade e aulas de meditação e relaxamento para crianças a partir dos 3 anos de idade. E ao longo do tempo, sugerindo sempre atividades para serem realizadas em família, adaptadas à nova realidade que todos estamos a viver. 
Também foram realizadas diversas histórias contadas em movimento, onde todos fazem parte da história,  reproduzindo os movimentos de cada personagem. 
E desta forma, foi possível manter-se contacto e proximidade com as crianças e com as famílias e minimizar-se alguns dos efeitos menos positivos, que naturalmente surgiram com toda esta situação pandémica.

Como contactar a Salpicos para conhecer melhor os serviços:

Podem visitar o meu website: www.salpicos.net
Seguir a minha página no facebook: https://m.facebook.com/salpicoscomamor/


Ou em alternativa, podem contactar-me através do número de tlm: 966198838 e falarmos diretamente. 

Grata,

A Salpica
Lúcia Garcia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe