Respeitar as horas de sono das crianças

 



 

Não tenho escrito, há muito que não escrevo. Não por falta de lembrança mas as rotinas quando interrompidas são difíceis de recomeçar. Tenho sempre mil e uma ideias de escrita mas resolvi recomeçar com algo que me preocupa: o sono.

Já disse anteriormente que não sou daquelas pessoas que sinta uma necessidade enorme de dormir mas reconheço que o descanso é uma necessidade e constato especialmente em crianças e adolescentes o quão fundamental é no seu desenvolvimento. Não fui sempre desperta para este tema mas vou tentar abordá-lo de uma forma simples.

 

Quem nunca se colocou ao pé d@ filh@ para @ ver respirar? É tanta fofura que não se aguenta.. Quem nunca teve a sensação de ter acordado uma criança de tanto a contemplar? Tenho a sensação que me aconteceu algumas vezes com o meu primeiro filho quando ele era bebé, mas depois queixava-me que ele não queria dormir. Era tao bom tê-lo acordado e usufruir da companhia e da brincadeira que ele obviamente também não queria dormir.

 

Não sou uma expert do assunto mas tivemos acompanhamento de uma terapeuta de sono quando o meu filho mais velho era pequeno.

Devo dizer que foi uma das áreas em que mais necessitava de ajuda e foi muito útil.

Começámos a perceber que o sono das crianças é uma necessidade para eles e para nós.

 

Religiosamente somos fãs das sestas, sejam de dia ou de noite.

As crianças precisam e nós também precisamos. A nossa energia não é a mesma quando despendemos muito tempo com alguém. Apreciamos muito melhor o tempo quando é intenso e as crianças também. Por norma a « estratégia » dos adultos é um dispositivo eletrónico mas será mesmo isso que as crianças necessitam? Será isso que as vai deixar mais calmas?

 

Lembro-me em plena pandemia, em final de gravidez, de necessitar de dois segundos de descanso. Em pleno lock-down, o meu marido em tele-trabalho e o meu filho com dois anos e meio e energia para dar e vender. Adoptei uma técnica necessária para todos. Ele tinha dois momentos de descanso durante o dia, um de manha e outro de tarde, ele escolhia se dormia ou se descansava apenas. Na maior parte das vezes fechava os olhos e ficava tão mais disposto depois. Atualmente com cinco anos, ainda dorme a sesta algumas vezes ao fim-de-semana, aos dias de semana infelizmente não.

Digo infelizmente porque o cansaço dele é notável na sua aparência. E a energia é tão mais positiva quando as crianças não estão cansadas.

 

Assisto a alguns pais na creche a pedirem para as crianças dormirem menos para fazerem melhores noites, aqui em casa de todo não é uma realidade. Os meus filhos são mais enérgicos quando dormem e são eles que regulam os próprios sonos. Se hoje quiserem dormir 3 horas que durmam, o corpo pede o que necessita. Quando dormem pouco tudo é mais difícil, começam com birrinhas e atitudes muito menos positivas.

 

A minha filha, dois anos e quatro meses, no outro dia não dormiu durante a tarde, estávamos a passear e no regresso acabou por adormecer no carro. Ainda não era a hora de ela ir para a cama mas percebemos que estava esgotada e um bocadinho a medo colocamo-la na cama para fazer a noite toda. Não estávamos confiantes, ela nunca tinha dormido mais do que 12 horas mas dormiu, fez 14 horas seguidas.

 

Para todos os que acham que « tenho muita sorte », é sem duvida um dos principais motivos. E por ai, como é a relação dos vossos filhos com o sono?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe