Como ensinar as crianças a gostar de legumes

 

No ultimo artigo falei de alimentação e disse que continuaria esta semana, vou contar-vos o segredo dos meus filhos preferirem legumes e frutas a tudo o resto.

No meu curso tivemos cadeiras de nutrição e foi uma área que me entusiasmou muito embora não a sinta como minha. Tenho interesse mas tenho acima de tudo excelentes contactos de amigos e de pessoas com quem trabalho e trabalhei que me inspiram.

Assim sinto-me à vontade para nas minhas formações passar também mensagens de boas práticas a realizar com crianças. 

Antigamente a representação gráfica que nos indicava a « qualidade » do que comíamos era a roda dos alimentos, hoje em dia é a pirâmide alimentar.

As crianças estão normalmente sedentas de aprendizagens e além de curiosas são exigentes. Se lhes apresentarem situações justificadas elas são mais disciplinadas do que qualquer adulto.

Dizer que os doces devem ser consumidos esporadicamente e em pouca quantidade será melhor compreendido com uma representação gráfica do que com uma simples menção. 

Vou partilhar convosco uma ferramenta visual que utillizo nas minhas formações: a pirâmide belga e as porções adaptadas para crianças de 3 anos retiradas do projeto Papa Bem - Alimentar é Educar.


Incentivar a alimentação através das cores

As cores são também uma forma interessante de cativar a participação das crianças. Pedir-lhes que enfeitem os pratos com o máximo de cores possível e que as disponham da forma como quiserem, fará com que aumentem a criatividade e eventualmente o espírito competitivo. Quem não gosta de ganhar? Sendo os adultos o exemplo poderão criar desafios às crianças, pequenas competições saudáveis de quem consegue comer mais “cores” diferentes.

 

Os meus filhos gostam muito de legumes

Querem saber o segredo? Foi a primeira coisa que comeram e não houve um dia na vida deles que não comessem. Os pratos são sempre muito coloridos e variados. Os legumes são cozidos em vapor para não perderem tantas vitaminas. Os pratos nunca tem menos de 5 cores em que pelo menos duas a três são definidas pelos legumes. Comem os dois desde os 7 meses de forma autónoma. 

Quando perguntamos ao mais velho o que quer comer os legumes são a primeira coisa a que se refere. A mesma fórmula para a fruta entre ralada, laminada ou cozinhada. Nunca é sempre a mesma, é comida a diferentes temperaturas e os pratos tem sempre muitas cores diferentes. 

 

Inovar sem consumir tempo de qualidade

Sou apologista de que educar os nossos filhos deve ser a prioridade mas é fundamental dosear o tempo e selecionar a qualidade do mesmo. Faço questão que comam essencialmente comida fresca e caseira. Sou mesmo fã de não haver uma completa absorção do tempo e disponibilidade dos pais. Acho que o stress é em muito diminuído e a paciência aumenta imenso. Com o mais velho fiz desde muito cedo sopas em forma de bolos com aveia e ovo, ele comia autonomamente e experimentava muitas misturas de legumes. Recentemente faço muitas panquecas de legumes, de frutas ou de legumes e frutas. Talvez porque dá um trabalho diferente e o mais velho participe na conceção tenho optado mais por esta fórmula.

 

Lanches sem papas

Os lanches e os pequenos-almoços são sempre participativos. Quando esporadicamente fazemos papas são caseiras e essencialmente com cereais, sem farinhas refinadas.Os açúcares são consumidos pelo mais velho esporadicamente e mesmo os doces para nós são muitas vezes confecionados com adição de frutas e redução de adição de açúcares.Mais uma vez não critico quem dá papas mas cá em casa não vemos necessidade.

Se tentar perceber porque gostam os meus filhos de comer diria que o incentivo, o tempo que despendemos à mesa é tempo de qualidade, sem dispositivos eletrónicos, em que os adultos dão o exemplo por comerem o mesmo e mais uma vez as opções são uma regra de ouro. As opções são feitas de forma coerente. Se é o momento de comer fruta escolhe-se entre frutas, se são legumes é entre os legumes. Não há possibilidade de optar por um bife em vez de uma cenoura ou massa em vez de beterraba.

Deixo-vos a legenda da foto de uma criação infantil com: cenoura, pimentos, feijão verde, bróculos, batatas, dourada e húmus de beterraba, feito com beterraba, grão, alho e sumo de limão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O desafio de gerir três crianças

Porque devemos ter filhos autónomos?

Ser Mãe ou Super Mãe