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Educação atual ou falta dela

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  Ultimamente são muitas as vezes em que lamento a educação atual ou a falta dela. São inúmeras as situações que nos invadem as casas sejam de notícias longínquas sejam de eventos próximos de violência e bullying que são assustadores. Como mãe e como professora assusta-me o rumo que tudo isto está a levar.   A irresponsabilização é quanto a mim um dos maiores problemas. Se é criança é muito pequena para perceber, se é adolescente/jovem estava só a tentar defender algo que lhe é próximo. Precisamos de uma sociedade, não de um grupo de pessoas que coabitam no mesmo espaço físico. Precisamos de educar para a vida em sociedade e embora continue a acreditar, há momentos em que sinto que se não tivermos todos um papel ativo para que possa funcionar iremos destruir aos poucos a coesão das sociedades. Somos um exemplo para os nossos filhos e para os nossos alunos (claro que depende muito da idade que tenham mas acredito que boas condutas são fundamentais no acompanhamento de qua...

Como podemos comunicar melhor com as crianças?

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  A falta de comunicação é um dos maiores flagelos da nossa sociedade, não tem idade nem geração. As pessoas estão cada vez menos comunicativas e sociáveis, cada vez interagem mais com os seus telemóveis e às vezes questiono-me mesmo se sabem e conseguem mesmo comunicar. Vejo os meus alunos que muitas vezes se envergonham de questionar presencialmente, que preferem enviar e-mails mas que os evitam e que cada vez que tem de fazer uma apresentação são obrigados a uma preparação imensa. Que quando tem dúvidas não perdem tempo a refletir mas perguntam para saber a resposta. É a via do facilitismo. Cada vez se lê menos, cada vez se pensa menos porque tudo aparece feito. No outro dia numa aula estivemos a discutir a principal razão de se andar na escola e a questão estava em torno de se seria para aprenderem ou se para terem boas notas. A questão era clara para maior parte deles: estudavam apenas para a nota, a aprendizagem era supérflua.   É provavelmente o facilitismo da...

Como explicar aos nossos pais que iremos educar de outra maneira?

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  Imagem:   CC BY-NC-ND No outro dia vi esta questão numa rede social, fiquei a pensar no assunto e pensei que seria um bom tema para escrever. Atualmente generaliza-se tudo e achei que seria uma boa forma de resumidamente explicar a educação positiva.   Antigamente as palmadas eram vistas como um método educativo, mesmo nas escolas. Confesso que levei uma reguada na escola e me serviu de exemplo, fui para o recreio brincar em vez de fazer o trabalho que era suposto. A avaliar a situação até poderia achar que tinha surtido efeito mas não foi a reguada que me marcou mas o que a professora me disse. Não consigo partilhar exatamente as palavras mas disse-me que lhe estava a custar muito porque não esperaria que alguma vez eu o fizesse. As palavras acertaram-me no meio do meu coração e marcaram-me para sempre. Não o voltei a fazer! Pergunto-me se há alguém que tenha sido agredido fisicamente que tenha aprendido alguma coisa. Por norma a agressão física dói mas a dor ...

Como aumentar a autonomia das crianças

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  As crianças são ávidas de conhecimento, não nascem ensinadas mas tem capacidades incríveis. Aprendem desde a gestação e continuam em constante aprendizagem. Uma criança quando nasce explora, inicialmente com a boca e posteriormente com as mãos e por observação. O sentido audição no momento do nascimento está completamente formado. A visão vai sofrendo modificações. A criança quando nasce vê tudo desfocado e a preto e branco e progressivamente vai ficando menos turvo e com cor, quando inicia a marcha normalmente a visão da criança já está completamente desenvolvida. Um recém nascido tem necessidade da sua mãe não por capricho, mas para se sentir seguro e confortável neste novo mundo desconhecido. Há mães que optam por amamentar outras que por inúmeras razões não o fazem. Todas as crianças crescem mas os estímulos e as vivências, juntamente com o envolvimento farão diferenças no desenvolvimento. Uma das dimensões em que a educação pode fazer diferença é no desenvol...

Respeitar as horas de sono das crianças

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    Não tenho escrito, há muito que não escrevo. Não por falta de lembrança mas as rotinas quando interrompidas são difíceis de recomeçar. Tenho sempre mil e uma ideias de escrita mas resolvi recomeçar com algo que me preocupa: o sono. Já disse anteriormente que não sou daquelas pessoas que sinta uma necessidade enorme de dormir mas reconheço que o descanso é uma necessidade e constato especialmente em crianças e adolescentes o quão fundamental é no seu desenvolvimento. Não fui sempre desperta para este tema mas vou tentar abordá-lo de uma forma simples.   Quem nunca se colocou ao pé d@ filh@ para @ ver respirar? É tanta fofura que não se aguenta.. Quem nunca teve a sensação de ter acordado uma criança de tanto a contemplar? Tenho a sensação que me aconteceu algumas vezes com o meu primeiro filho quando ele era bebé, mas depois queixava-me que ele não queria dormir. Era tao bom tê-lo acordado e usufruir da companhia e da brincadeira que ele obviamente também n...

Montessori em 5 minutos

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O blog tem andado um tanto ao quanto adormecido, as obrigações pessoais e profissionais assim o tem ditado. Lembro-me muitas vezes de temáticas que gostava de escrever mas o tempo não estende.   Tenho-me apercebido que quando dou formações a educadores a noção de educação positiva não é sempre clara, o que é perceptível com o bombardeamento de informação às vezes tão pouco elucidativo. Relembro-me do dia em que fui visitar pela primeira vez o grupo de creches que os meus filhos frequentam e me disseram que a pedagogia que seguiam era Montessori. Como nunca tinha ouvido falar, questionei sobre a pedagogia e a resposta foi: as crianças quando chegam de manhã fazem o que querem. Como mãe gelei, como professora pensei.. está tudo louco! Não questionei muito a creche porque tudo o resto me agradava e resolvi que ia perceber o que era realmente a pedagogia Montessori, que no Luxemburgo estava a tentar ser aplicada por todo o lado. Fiz uma formação de um ano e embora a pedagogia...