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Desafios do confinamento em família

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Estamos fartos, todos fartos! De máscaras! Da falta de liberdade de sair de casa como queremos! De estarmos com quem quisermos! De viajar! De beijar e abraçar só porque sim! De passarmos 24h sem pensarmos no que andamos a viver! Ninguém poderia prever que 2020 e 2021 seriam anos de pandemia, onde as crianças teriam de estar isoladas. “Pobres” crianças! Sou uma crente que em 2022 tudo estará bem mas para isso é necessária uma enorme responsabilização de todos. Como deverá ser complicado, para as crianças e mesmo para os adolescentes, perceber o que se está a passar. Por muito que a comunicação seja consistente e que a mensagem passe, como se sentem as crianças neste momento? Já fez esta reflexão? Muitos meses depois ainda ninguém se habitou verdadeiramente a esta nova realidade. A maioria das soluções encontradas são apenas temporárias. Aulas on-line ou mistas ainda são apenas o remediar de uma situação e não uma evolução digital embora já estejamos em 2021 e este seja um sinal de ...

Teatro do Biombo

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Nos tempos em que vivemos torna-se fundamental ter opções a realizar com as nossas crianças. Hoje apresento-vos na rúbrica boas práticas, o teatro do Biombo. Podem adquirir bilhetes para espetáculos que podem seguir a partir de casa. Obrigada Joana Capucho e Miguel Mata Pereira pela participação no blog e muito sucesso no vosso projeto. O Teatro do Biombo foi criado em 2010 por Joana Capucho (teatro) e Miguel Mata Pereira (psicologia educacional) dedicadando-se maioritariamente à primeira infância e ao contexto escolar. Desenvolvemos projectos artísticos distintos para: bebés até aos 3 anos e crianças dos 4 aos 6. VAMOS ÀS CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA! Acreditamos que experiênciar a arte na primeira infância tem um impacto fundamental para o desenvolvimento intelectual, social e afectivo dos Seres Humanos. Seguindo o exemplo de outros países, o resultado de um contacto regular com a actividade artística na primeira infância, será a criação de seres culturalmente activos que experienc...

Onde anda a responsabilização das crianças e dos jovens?

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Responsabilização em educação uma necessidade ou um capricho? Casas desarrumadas, riscos na parede, sapatos sem atacadores, peixes sem espinhas, fruta descascada entre muitas outras situações será para muitos um contexto normalíssimo numa casa com crianças. Será assim em todo o lado? Em muitos países não é, mas na maioria dos países lusófonos os pais acabam por assumir a responsabilidade dos atos dos filhos, facilitando o seu papel. Arrumar depois de utilizar Quantos professores já usaram aquele material que era tão engraçado (e os alunos se mostravam tão motivados), apenas uma vez num ano letivo porque é tão difícil arrumar e acabam a fazê-lo sozinho? Quantos pais deixaram de dar aquele brinquedo giro com tantas peças pequeninas porque as crianças depois acabam por se fartar, fica tudo desarrumado e acabam por ter de arrumar tudo sozinhos? Tanto nas minhas aulas como em casa o arrumar faz parte das atividades. Promovo jogos, competições, músicas para que não seja um...

Montestory

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A pedagogia Montessori tem mais de 100 anos mas está atualmente na moda um bocadinho por todo o mundo.  Pessoalmente aplico muitas das práticas desta pedagogia. Mara Alves criou o projeto Montestory onde apresenta os principais conceitos desta abordagem educativa através de episódios. Obrigada Mara pela partilha e muita sorte para o projeto. Montestory   é o primeiro e único podcast jornalístico sobre a pedagogia montessori em língua portuguesa. É objetivo deste podcast é ajudar a compreender o que é montessori: desmistificar, difundir e divulgar. Jamais poderia imaginar que montessori iria entrar na minha vida.Tudo mudou com o nascimento do meu filho há sensivelmente dois anos. Formada em Jornalismo e Comunicação, pelo meio uma pós graduação e um mestrado, a minha vida estava longe de se cruzar com a ciência. Com mais de 15 anos de experiência na área da comunicação e jornalismo. Passei por canais de televisão generalistas fui produtora, repórter e até cara numa rubrica t...

Observar para melhor educar

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Despender tempo a observar atitudes e comportamentos de crianças é a forma que temos de melhor as conhecermos. Observar é provavelmente a palavra que mais utilizo nas minhas formações. Como pode um professor diferenciar o ensino se não souber exatamente o que cada criança já faz? Como podem os pais acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos se não os observarem? Já experimentou observar o seu filho a fazer alguma coisa sem intervir? Sem o ajudar?   Cada criança tem o seu próprio ritmo e só podemos ajudá-las se soubermos exatamente o que fazem. As expectativas devem ser criadas de acordo com as crianças, não é por um livro dizer que aos X meses/ anos as crianças já fazem Y que todas as crianças o façam. Cada criança tem o seu próprio ritmo e interesse. As crianças são curiosas, observadoras e absorvem tudo o que veem. Compete-nos a nós adultos ter a capacidade de os ajudar a desenvolverem-se no caminho escolhido por elas. Pedir a uma criança que não faça al...